Dança 1 Entrevero Cultural e Baile à Moda Antiga

Prazo para captação:

De 01/05/13 até 31/07/13

Descrição

Confecção de traje de época para 10 pares para o grupo Os Lanceiros, oficinas de danças gaúchas de salao, apresentação de grupos de danças, alemãs, italianas e internacional e baile a moda antiga.

Quem Incentiva Pessoa Jurídica

Região RS

Tipo de imposto abatido ICMS

Valor autorizado para captação:

R$ 58.994,00

Resumo

Confecção de traje de época para 10 pares para o grupo Os Lanceiros, oficinas de danças gaúchas de salao, apresentação de grupos de danças, alemãs, italianas e internacional e baile a moda antiga.

Objetivo

O objetivo do projeto é fomentar a cultura, apoiando o desenvolvimento das artes locais e regionais, disponibilizando para a comunidade o contato cultural com diversas culturas, cumprindo com os compromissos sociais e contribuindo para o desenvolvimento desta comunidade, preservando os costumes e criando perspectivas de aproximação do convívio social.

Nº do Diário Oficial

1160069

Onde vai acontecer

RS: Todas as cidades
Alvorada
Centenário
Lajeado

Data de realização

Não definida

Público

O público beneficiado deste projeto são todos os moradores do Distrito de Vila Cristina, Caxias do Sul, onde poderão participar das oficinas de danças gaúchas de forma gratuita e do entrevero cultural e baile á moda antiga, além dos integrantes do grupo oS Lanceiros, podendo ter condições de representar a cultura gaúcha e o Estado em suas apresentações na comunidade e em comunidades vizinhas e em festivais que participa.

Descrição

O Grupo de Dança Os Lanceiros tem como objetivo a divulgação e a preservação da cultura de nosso estado. O grupo desde a sua criação em 2010, tem contribuído com a propagação das tradições de uma forma respeitosa e alegre, enfatizando a importância da manifestação cultural através da dança para a sociedade, sempre participando de diversos eventos folclóricos e comunitários de forma voluntária e gratuita. O Grupo de Dança Os Lanceiros é um grupo diferenciado dos demais grupos de danças gaúchas, pois inclui em seu repertório, além das danças tradicionais, passos de chula, dança dos facões, boleadeiras e boleadeiras de fogo, sendo esta realizada somente por mulheres. Com esta apresentação diferenciada, o grupo mexe com ossentimentos e as emoções de quem assiste, exaltando a tradição gaúcha. Assim a presente proposta, tem por objetivo angariar fundos para confecção de um traje de época para o grupo e desta maneira melhor representar a tradição e a cultura gaúcha nos eventos da comunidade, em festivais e eventos regionais. Junto a isto iremos promover oficinas de dança para as pessoas da comunidade, ensinando os ritmos mais dançados nos fandangos e bailes da nossa região, além de ser um momento de lazer, de encontro e convívio social. No dia 13 de Julho de 2013, nas dependências do CTG Galpão da Amizade, realizaremos um entrevero cultural, promovendo um encontro de grupos de danças, sendo um alemão, um italiano e um internacional, além da apresentação do grupo Os Lanceiros. Neste dia faremos a inauguração deste novo traje para as pessoas presentes e após as apresentações, iremos resgatar os bailes de antigamente, onde o ambiente era iluminado a luz de candeeiros, realizando um Baile à Moda Antiga, onde não haverá luz elétrica para iluminar o salão. Com este baile as pessoas que participaram das oficinas de dança poderão por em prática os ritmos que aprenderam, fomentando o gosto pela cultura, pela música e pela dança gaúcha, num ambiente familiar e de respeito que as dependências de um CTG proporciona.

Traje de época para 10 pares do grupo de danças os Lanceiros;

Entrevero Cultural de Baile á Moda Antiga para 700 pessoas;

Oficinas de danças gaúchas de são;

10 DVDs da filmagem do evento para ser distribuído para as escolas locais como registro histórico.

Apresentação do grupos os Lanceiros em eventos da comunidade e de comunidades vizinhas, no Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *