Cinema As Lendas do Vovô: Negrinho do Pastoreio

Prazo para captação:

De 01/01/70 até 01/01/70

Descrição

Curta-metragem de animação stop-motion retratando a lenda do Negrinho do Pastoreio e a realização de oficinas de stop-motion para alunos do ensino fundamental (Contrapartida social).

Quem Incentiva

Valor autorizado para captação:

R$ 199.999,88

Resumo

Curta-metragem de animação stop-motion retratando a lenda do Negrinho do Pastoreio e a realização de oficinas de stop-motion para alunos do ensino fundamental (Contrapartida social).

Objetivo

– Resgatar e difundir as lendas gaúchas e brasileiras, especificamente a lenda do Negrinho do Pastoreio;
– Pesquisar e desenvolver a técnica de animação Stop-Motion;
– Resgatar a trajetória de lutas, sofrimento e injustiças sofridas pelos Afro-descentes na sua integração à sociedade brasileira, destacando sua importância na formação sociocultural e econômica da nação;
– Exibir gratuitamente em escolas;
– Possibilitar ao alunos do ensino fundamental o contato com as lendas gaúchas e brasileiras
– Possibilitar ao alunos do ensino fundamental o contato com as técnicas de animação stop-motion;
– Participar de festivais de animação e cinema;

Nº do Diário Oficial

99

Onde vai acontecer

Porto Alegre, RS, Brasil

Data de realização

Não definida

Público

Em especial, os alunos e professores do ensino fundamental, mas também todo o público em geral.

Descrição

As lendas contribuem para a formação da identidade cultural de um povo. As lendas buscam, através de uma linguagem pitoresca, explicar as origens e características deste povo, seus hábitos, seus costumes e suas tradições.
Não obstante a grande importância para a identidade cultural de nosso povo, nossas próprias lendas estão sendo relegadas a um segundo plano, pelo menos pelas gerações mais jovens. A globalização promovida, principalmente, pelos meios de comunicação – incluindo-se aí o cinema, a televisão e a internet – tem causado uma homogeneização cultural, desencadeando uma gradativa perda de nossa identidade. As crianças brasileiras e gaúchas conhecem mais as lendas de outros povos do que as nossas próprias lendas. Adaptar as lendas à linguagem lúdica e apresentá-las às crianças é uma forma de contribuir no resgate e na preservação dessa identidade cultural.
Portanto, o projeto As Lendas do Vovô_O Negrinho do Pastoreio, além de contribuir na preservação e disseminação de nossas próprias lendas, tem como meta discorrer sobre as várias temáticas subjacentes, em especial a trajetória de lutas, sofrimento e injustiças sofridas pelos Afro-descentes na sua integração à sociedade brasileira, destacando sua importância na formação sociocultural e econômica da nação.
Utilizando-se da técnica “stop-motion”, o projeto visa, também, contribuir na disseminação desta técnica, através da realização de oficinas junto ao público infantil (alunos do ensino fundamental) alcançado pelo projeto, bem como, contribuir no aprofundamento das pesquisas desta linguagem ainda pouco utilizada no país.

Download e material complementar

Por tratar-se de renúncia fiscal, o patrocínio de projetos enquadrados na Lei de Incentivo à Cultura garante ao patrocinador o abatimento integral no Imposto de Renda do valor investido. As pessoas jurídicas podem destinar 4% (lucro real) e as pessoas físicas 6%, do Imposto de Renda.
Como contrapartida, o patrocinador estará presente com sua marca em todas as peças promocionais do projeto, nas redes sociais e no Website, além de estar afixado no filme (conforme as regras determinadas pela Secretaria Especial da Cultura).
Também estará presente em todas as ações, como nas exibições do filme no projeto Cineminha na Escola, nas oficinas de animação stop-motion e demais ações que forem criadas para divulgar o projeto, através da afixação de banners e distribuição de materiais e brindes (materiais fornecidos pelo patrocinador).
Como forma de alcançar o maior público possível, desenvolveremos uma série de ações pró-ativas para o projeto:
– Participação em festivais nacionais e internacionais;
– Forte ação de Assessoria de Imprensa através do envio de releases e sugestões de pauta aos veículos de comunicação e sites especializados;
– Apresentação do filme nas escolas do ensino fundamental através do projeto Cineminha na Escola;
– Desenvolvimento do website As Lendas do Vovô;
– Desenvolvimento de páginas nas Redes Sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube);
– Disponibilização do filme através da Rede Mundial de Computadores, tanto no site e nas redes sociais ;
– Divulgação do filme, do website e da disponibilização da cópia, junto às escolas (território nacional) através de e-mail marketing;
– Divulgação do filme, do website e da disponibilização da cópia, junto aos CTGs – Centros de Tradição Gaúcha – (território nacional) através de e-mail marketing;
– O envio eletrônico de uma cópia digital do filme (através da disponibilização de links para downloads) para o maior número de escolas possíveis;
– Realização de oficinas de animação stop-motion em escolas que se inscreverem, utilizando como referência o próprio filme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *