Esporte Educacional Ano VIII SP Rede de Núcleos Esportivos Sócio-Educativos IEE

Descrição

Atendimento a crianças e adolescentes de 04 a 18 anos, familiares e comunidades em ações esportivas - regulares e eventos - culturais, de saúde, de protagonismo, cidadania e de integração comunitária

Quem Incentiva

Valor autorizado para captação:

R$ 799.303,52

Resumo

Atendimento a crianças e adolescentes de 04 a 18 anos, familiares e comunidades em ações esportivas – regulares e eventos – culturais, de saúde, de protagonismo, cidadania e de integração comunitária

Objetivo

Manter Núcleos de atendimento de esporte educacional que, por meio do processo educativo do esporte, visam contribuir para a formação do cidadão crítico e participativo e favorecer o desenvolvimento de comunidades de baixa renda.

1) Oferecer atendimento a 1.000 crianças e jovens, além de 100 adultos, por 12 meses, em 03 núcleos situados no município de São Paulo através de atividades esportivas- educacionais
2) Esporte: contribuir para o desenvolvimento de habilidades e capacidades cognitivas, sócio-afetivas e motoras para a prática do esporte e demais manifestações da cultura corporal.
3) Saúde: conscientizar sobre a importância do exercício físico e estimular a prática regular, o planejamento, a organização e a sistematização de programas para a manutenção e melhoria da saúde e qualidade de vida.
4) Cultura: favorecer a ampliação da cultura corporal e esportiva, oportunizando a prática e a compreensão crítica de diferentes manifestações.
5) Cidadania: contribuir para a construção de valores, atitudes e normas, valorizando a convivência, o diálogo, a diversidade e a reflexão crítica como fundamentais para o exercício da cidadania.
6) Protagonismo: estimular e ensinar ações de protagonismo para planejar, organizar, executar e gerenciar atividades, aulas e eventos esportivos e culturais favorecendo a inclusão, integração e desenvolvimento da comunidade.
7) Comunidade: conscientizar sobre o direito ao esporte e ao lazer relacionando-os com os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais, estimulando a reflexão crítica, a ocupação e a preservação dos espaços públicos.

Nº do Diário Oficial

Processo: 58701.002593/2015-16

Onde vai acontecer

São Paulo, SP, Brasil

Data de realização

Não definida

Público

– ATENDIMENTO DIRETO: 1.000 crianças e adolescentes de 04 a 18 anos e 100 mães e pais de alunos

O atendimento acontecerá em 03 Núcleos Esportivos Sócio-Educativos (NESEs) localizados em escolas municipais, espaços comunitários, clubes públicos e espaços públicos de lazer situados em bairros periféricos do município de São Paulo. Ao todo são cerca de 10 comunidades atendidas nos 03 núcleos.

Núcleo Carlos Pasquale
EMEF – Prof. Carlos Pasquale – Av. Barão de Alagoas 223 Itaim Paulista – SP
Cep: 08120-000/Fone: (11)2963-8634

Núcleo CEU Feitiço da Vila
CEU Feitiço da Vila – Rua Feitiço da Vila 399 Chácara Santa Maria – SP
Cep: 05879-000/Fone: (11)3397-6550

Núcleo Francisco Meirelles
EMEF Desembargador Francisco Meirelles – Rua Campante 357 Vila Independência – SP
Cep: 04224-010/Fone: (11)2273-4477

Descrição

>> Atendimento DIRETO a crianças e adolescentes
Os alunos de 04 a 18 anos são atendidos em atividades esportivas sócio-educativas regulares (mínimo 02 aulas por semana) e eventos (Internúcleos e Circuito de Jovens).
A metodologia (conteúdos e estratégias) aplicada no projeto é a do Esporte Educacional a partir dos princípios de: inclusão, diversidade, construção coletiva, educação integral e autonomia.
A maioria dos alunos do projeto participa de no mínimo duas aulas por semana, sendo que cada aula tem duração média entre 1h e 1h30. Entre as atividades oferecidas em aula pode-se destacar: basquetebol, futsal, futebol, ginástica artística, handebol, voleibol, jogos e brincadeiras.
Em cada núcleo as turmas são organizadas por faixa etária e desenvolvem as diversas modalidades esportivas apontadas acima. Dentro da metodologia de esporte educacional as atividades são compostas de jogos organizados a partir das modalidades esportivas fazendo com que cada aluno tenha experiências práticas de diversas modalidades

> INTERNÚCLEOS
É parte da metodologia IEE a realização de eventos de rede que integram os professores e estagiários, bem como os alunos e as comunidades envolvidas com a Rede de Núcleos Esportivos Sócio-educativos (NESEs). Os eventos são alinhados com a proposta pedagógica aplicada nas atividades regulares e reúnem ações esportivas (festivais, torneios e encontros) complementadas com ações culturais, de saúde, protagonismo,
cidadania e comunidade.
O Internúcleos é um evento que visa promover a integração entre os alunos dos diferentes núcleos que compõe a Rede de Núcleos IEE. A programação anual envolve os núcleos numa série de eventos locais e regionais, com participação das faixas etárias atendidas entre 4 a 18 anos.
A cada ano, o Internúcleos segue uma temática específica que é proposta pelo grupo de Coordenação Pedagógica do IEE e amplamente discutida entre os professores. Após a definição, os professores inserem a temática do Internúcleos no planejamento das aulas e passam a desenvolver regularmente o tema com os alunos.
Durante o Internúcleos as atividades propostas estão de acordo com a metodologia IEE de Esporte Educacional e, além das atividades esportivas os alunos realizam ainda apresentações culturais relacionadas à temática do evento.

Download e material complementar

 inserção da logomarca no site do IEE
 inserção da logomarca nas mídias sociais do IEE
 menção do patrocinador nos releases do projeto
 Banners com logomarca da empresa nos Núcleos exclusivos
 Logomarca da empresa nas camisetas de Professores e Alunos dos Núcleos exclusivos
 Citação em posts e Releases em Mídias Sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *