Literatura As Olimpíadas 2016 e a Cidade Maravilhosa

Prazo para captação:

De 01/01/15 até 31/12/16

Descrição

O projeto As Olimpíadas 2016 e a Cidade Maravilhosa consiste na edição de um livro bilíngue de arte, cultura
e fotografia sobre a história dos Jogos Olímpicos e sua realização no Rio de Janeiro.

Quem Incentiva

Valor autorizado para captação:

R$ 332.300,00

Resumo

O projeto As Olimpíadas 2016 e a Cidade Maravilhosa consiste na edição de um livro bilíngue de arte, cultura
e fotografia sobre a história dos Jogos Olímpicos e sua realização no Rio de Janeiro.

Objetivo

Além de apresentar uma síntese da história das Olimpíadas desde o seu início até os dias de hoje, o grande assunto do livro será a realização dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro. Serão mostradas os impactos na infraestrutura e na auto-estima dos cariocas, as obras, os cronogramas, as transformações da cidade e o legado para seus habitantes. Serão mostradas as mudanças urbanas históricas e sintonizadas com as mais caras aspirações dos cariocas em termos de mobilidade, segurança, avanço social, impacto cultural e infraestrutura esportiva. Em pouco mais de três anos, o Rio contará com dois Parques Olímpicos: o da Barra, que legará ao Rio o Centro Olímpico de Treinamento, o mais moderno da América do Sul; e o de Deodoro, onde, após os Jogos, a população poderá usufruir do Parque Radical e de outras instalações esportivas, na região que concentra enorme quantidade de jovens em torno dos 18 anos.
O objetivo é apresentar para o Brasil e o mundo o que significa para o nosso país sediar um evento de tanta importância, e as profundas transformações sociais e culturais, que isso trará para a vida dos cariocas e demais brasileiros.

Nº do Diário Oficial

WEC 311

Onde vai acontecer

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Data de realização

Não definida

Público

O livro é voltado para todas as faixas etárias e classes socioeconômicas.

Descrição

O início do livro será dedicado aos primeiros jogos Olímpicos da era moderna, realizados em 1896, na Grécia, logo após a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI), pelo Barão de Coubertain.
Percorrerá momentos marcantes e históricos das Olimpíadas, como as vitórias do corredor negro norte-americano Jesse Owens (1936), que ganhou quatro medalhas de ouro em plena Alemanha nazista; o gesto dos corredores norte-americanos Tommy Smith e John Carlos, que fizeram a saudação do grupo Panteras Negras no México, em 1968; o triste assassinato por terroristas de membros da delegação israelense, em Munique, 1972; a inédita nota 10 da ginasta romena Nadia Comaneci em Montreal, 1976; a guerra fria simbolizada pelos boicotes norte-americanos e soviéticos às Olimpíadas de 1980 e 1984; a emocionante chegada da maratonista suíça Gabrielle Andersen aos frangalhos, em Los Angeles, 1984; o recorde de medalhas do nadador Michael Phelps, e muito mais.
Mas o grande assunto do livro será a realização dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro. Serão mostradas os impactos na infraestrutura e na auto-estima dos cariocas, as obras, os cronogramas, as transformações da cidade e o legado para seus habitantes. Serão mostradas as mudanças urbanas históricas e sintonizadas com as mais caras aspirações dos cariocas em termos de mobilidade, segurança, avanço social, impacto cultural e infraestrutura esportiva. Em pouco mais de três anos, o Rio contará com dois Parques Olímpicos: o da Barra, que legará ao Rio o Centro Olímpico de Treinamento, o mais moderno da América do Sul; e o de Deodoro, onde, após os Jogos, a população poderá usufruir do Parque Radical e de outras instalações esportivas, na região que concentra enorme quantidade de jovens em torno dos 18 anos.
Os jogos são um momento único de congraçamento entre os povos de todo o planeta. Atletas, técnicos, jornalistas, dirigentes, personalidades e turistas tem a oportunidade de mostrar a sua cultura e seu modo de vida para o mundo inteiro. Para o país-sede, sobretudo para a cidade-sede, as Olimpíadas são uma oportunidade única de promover a cultura e as tradições locais, difundir valores, incrementar o turismo e a economia e transmitir uma imagem extremamente positiva para o mundo.
O objetivo é apresentar para o Brasil e o mundo o que significa para o nosso país sediar um evento de tanta importância, além das profundas transformações sociais e culturais que isso trará para a vida dos cariocas e demais brasileiros.

Página para mensagem / texto no início do livro;
2. Logotipo impresso na contracapa do livro;
3. 500 exemplares do livro para distribuição gratuita;
4. Convites para o evento de lançamento do Projeto, que terá a participação de artistas e personalidades da cultura nacional;
5. Destaque do logo da empresa em todo o material de divulgação impresso utilizado no Projeto;
6. Press-releases com a logomarca da empresa enviados a formadores de opinião em rádio, televisão e imprensa de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro;
7. Agradecimentos especiais em todas as entrevistas concedidas pelos autores e produtores do projeto;
8. Mídia espontânea gerada através de assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *