Teatro Circulação do espetáculo Terra e Mar

Descrição

O seguinte projeto visa a circulação do espetáculo premiado e internacional Terra e Mar por sete cidades mineiras, além de levar uma oficina de teatro para cada uma.

Quem Incentiva Pessoa Jurídica

Região MG

Tipo de imposto abatido ICMS

Valor autorizado para captação:

R$ 247.670,00

Resumo

O seguinte projeto visa a circulação do espetáculo premiado e internacional Terra e Mar por sete cidades mineiras, além de levar uma oficina de teatro para cada uma.

Objetivo

_ Promover a circulação do espetáculo Terra e Mar por 07 cidades mineiras, ampliando a difusão de seus trabalhos a novos públicos
_ Democratizar o acesso ao teatro a camadas mais populares
_ Atender e oportunizar acesso a todas as pessoas – com equiparação ao atendimento para os que precisarem (idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais)
_Beneficiar de forma direta um público de aproximadamente 3000 pessoas, visando torná-lo cada vez mais interessado em uma programação cultural diversificada
_Realizar atividades de formação com bate papo e oficina
_Promover reflexão sobre a importância das artes e das culturas
_Tornar possível a formação e permanência de plateia por meio da vivência de bons trabalhos contínuos e que encantem
_Proporcionar uma troca de experiências entre os integrantes da Cia e a plateia e os participantes das oficinas e workshops
_Levar reflexão sobre sustentabilidade através de um universo lúdico
_Ampliar o leque da cultura escolar, para que possa ser rompida a estagnação cultural que hora perpetua em nossa sociedade
_Levantar a discussão sobre a importância da economia de água e das consequências que isso traz para nosso planeta.

Nº do Diário Oficial

1147/001/2017

Onde vai acontecer

Poços de Caldas, MG, Brasil

Data de realização

Não definida

Público

O seguinte projeto visa atingir todas as camadas da população com espetáculo gratuito nas praças, além de um bate papo sobre a montagem e uma oficina para crianças e adolescentes em uma escola de cada cidade, levando, assim, arte e cultura para diversos públicos. O foco do espetáculo é crianças e adolescentes pela sua temática e ludicidade, porém é uma peça voltada para toda família. Pretende-se atingir um público médio de 400 pessoas por apresentação, totalizando 2800 pessoas, além de 30 por oficina, dando um total de 270 alunos. Será feito contato nas escolas de cada cidade para que levem os alunos às praças para assistirem à peça.

Descrição

O espetáculo “Terra e Mar” é a primeira peça autoral da Cia de Teatro Conscius Dementia. Escrito pela atriz e diretora da Cia, Larissa Garcia, o musical traz como principal questão o consumo desenfreado de água e que está trazendo sérias consequências para o planeta. O musical conta com os atores cantando e tocando ao vivo músicas que tratam da temática da água, todas compostas por Johnny Hansk, Fagner Andrades e Danielle Marques, integrantes da Cia, exclusivamente para o espetáculo.
A peça conta a história da doce Maria e do apaixonado José, um casal que vive numa terra seca, árida e sofrida. Maria tem o sonho de sair e conhecer o mar; José a ama, mas deseja ficar e se mantém irredutível. E é em meio à poluição que José é visitado por Caipora e por Iara. Ambas se apresentam a José de maneira misteriosa e confiam a ele o dever de salvar aquela terra, aquele povo. As forças da natureza se submetem a pedir ajuda a um mortal, pois já esgotaram suas energias tentando salvar aquela morada. Caipora conta a José sobre as florestas e Iara reforça o pedido ao falar das águas e dos peixes que são poucos para alimentar as famílias.
Todo o enredo é docemente contado pelos Condes, que permeiam os sentimentos, os medos e os anseios de José e Maria. Mais que narradores, eles se tornam ao mesmo tempo espectadores e parte da história, contando a mesma e executando a trilha sonora ao vivo. Ao final ajudam José a salvar aquele espaço, presenteando a plateia com sementes, enchendo de flores toda a paisagem que antes era seca.
Terra e Mar é um espetáculo emocionante, envolvente e trata das questões ambientais de forma lúdica e leve, levando o expectador a viajar junto nas emoções dos personagens e gerando reflexões.
A peça possui uma estética lúdica e atemporal o que permite a maior absorção de conteúdo por parte do público; com diversas músicas e interações não verbais acreditamos que as mensagens contidas no texto são assimiladas mais facilmente pelos espectadores .
Estreou em novembro de 2016 no FETEM, Festival Estudantil nas Escolas Municipais, conquistando os prêmios de II Melhor Espetáculo, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Principal. A segunda apresentação foi realizada no Festival Viva Urca, em janeiro de 2017 e depois na Flipocinhos – SESC, dentro da programação da Feira do Livro de Poços de Caldas. Além disso é integrante do Projeto Condes da Alegria, aprovado pelo DME – Departamento Municipal de Energia, para circulação em escolas públicas e instituições de Poços de Caldas.
Em junho desse mesmo ano a Cia de Teatro Conscius Dementia recebeu o convite da Fundação Súmate para levar o espetáculo Terra e Mar para Santiago, no Chile, no mês de agosto. Realizaram, assim, cinco apresentações em escolas da periferia da cidade. Para isso foi selecionada dentro do Edital de Intercâmbio Circula Minas realizado pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.
A circulação nas escolas de Santiago despertou nos integrantes da Cia de Teatro Conscius Dementia a vontade de levar o espetáculo para seu estado de origem.
O espetáculo é adaptável a palco, rua e espaços alternativos. Por isso a cia quer circular nas praças dessas cidades, possibilitando o acesso a várias pessoas.
Após a apresentação os integrantes farão um bate-papo sobre a montagem (criação do texto, composição musical, criação de figurinos e maquiagens) e da experiência de apresentar em outro país. Além disso farão uma oficina de iniciação teatral, intitulada Jogos Teatrais e o Intuitivo para adolescentes em uma escola de cada cidade.

Download e material complementar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *