Surfe ESPORTE COMUNITÁRIO – SURF

Prazo para captação:

De 18/11/15 até 06/10/16

Descrição

Oportunizar a crianças de escolas públicas, acesso a modalidade esportiva, desenvolvendo habilidades, promovendo educação, saúde e cidadania

Quem Incentiva Pessoa Jurídica Pessoa Física

Região BR

Tipo de imposto abatido IR

Valor autorizado para captação:

R$ 117.692,75

Resumo

Oportunizar a crianças de escolas públicas, acesso a modalidade esportiva, desenvolvendo habilidades, promovendo educação, saúde e cidadania

Objetivo

OBJETIVOS: Desenvolver a prática esportiva na modalidade do surf, como meio de fomentar a convivência comunitária e familiar entre as crianças e adolescentes, de 07 a 16 anos, estudantes da Rede Pública de Ensino Regular, com foco no desenvolvimento da educação, e social, contribuindo para o exercício da cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Desenvolver a pratica do surf entre crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, de escolas publica de Camboriú;
Contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes no que se refere a atenção, concentração, responsabilidade e dedicação;
Contribuir no desenvolvimento sócio-educativo das crianças e adolescentes, por meio da prática do esporte e atividades em grupo;
Conhecer as condições sociais das famílias envolvidas para minimizar suas dificuldades por meio de projetos sociais.
Desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde e melhora no desempenho escolar, bem como atividades de cultura, lazer, socioambiental e convívio comunitário e familiar
Proporcionar uma compreensão social ampliada sobre os diversos conceitos do esporte, competição e cooperação, estabelecendo uma relação com o desenvolvimento das crianças e com a construção de valores humanos;

Nº do Diário Oficial

220 - 18.11.2015

Onde vai acontecer

Balneário Camboriú, SC, Brasil

Data de realização

Não definida

Público

Crianças e adolescentes, de 07 a 16 anos, estudantes da Rede Pública de Ensino Regular

Descrição

Para a realização do projeto, o esporte comunitário conta com um professor de surf, mantido pelo Instituto Unimed Santa Catarina filial Litoral, responsável pelas aulas e pela parte técnica do esporte na realização de campeonatos e atividades recreativa, com carga horária de 8hs semanais, e uma monitora voluntária disponibilizada pelo PETI, para acompanhar o desempenho dos alunos e realizar atividades pedagógicas e educacionais. O projeto é coordenado pela corrdenadora de Responsabilidade Social, que é colaboradora da Cooperativa de Trabalho Médico Unimed Litoral, cujas atribuições são planejar, organizar e executar projetos sociais no âmbito da garantia de direitos, possuindo uma carga horária de trabalho de vinte horas semanais. A responsabilidade pelo pagamento da profissional fica a cargo da Cooperativa de Trabalho Médico Unimed- Litoral.
As aulas do projeto começam juntamente com as atividades do Centro de Apoio Adão da Rosa – PETI no início no ano letivo e terminam com o rescesso escolar no final de ano.
Elas acontecem duas vezes por semanas e são divididas em 3 turmas de no máximo 15 alunos, organizadas para acontecerem no contraturno escolar. A formação de turmas nos períodos matutino e vespertino é para atender a todas as crianças interessadas em seu contraturno escolar, enquanto que o número máximo de 15 alunos por turma garante a segurança de todos e a qualidade do aprendizado. Não há distinção nas turmas em relação a gênero ou idade. Os alunos são levados do Centro de Apoio Adão da Rosa – PETI até a praia por um transporte fretado, e recebem lanche, fornecido pela instituição parceira, após o retorno. Em cada turno são oferecidos 15 lanches, entre sanduíches e frutas, que variam de acordo com o cardápio estipulado.
Como critério de seleção, além da idade prevista para o público alvo, os alunos devem estar matriculados no PETI, preencher a ficha de matrícula do Esporte Comunitário, e realizar os exames que atestem boas condições físicas para a prática do esporte. Após a inscrição, todos recebem camisetas personalizadas que serão usadas em eventos, excursões, gincanas e atividades externas para identificar as crianças como participantes do projeto. O uniforme representa um importante item de segurança e conforto para a realização das atividades. Os materiais esportivos pranchas de surf e roupas de neoprene também são custeados pelo Instituto Unimed Santa Catarina Filial Litoral, através do projeto aqui pleiteado.
Para as atividades socioambientais e recreativas, serão selecionados os profissionais técnicos da Cooperativa de Trabalho Médico Unimed Litoral e dos parceiros do projeto, que atuarão como voluntários, de modo a garantir a qualidade dos temas propostos, bem como demais convidados cuja trajetória tenha uma relação direta com a proposta da atividade. No intuito de promover encontros mensais, será adotada a programação a seguir:
Palestras:
Com o intuito de fortalecer a mensagem do projeto e melhorar a eficácia das ações do Surf Comunitário, bimestralmente, a Cooperativa de Trabalho Médico Unimed Litoral realizará palestras dinâmicas para conscientização das famílias participantes. Para cada evento um profissional da Cooperativa fará um bate-papo com os pais e crianças que fazem parte do Projeto. Os temas abordados em 2012 foram: alimentação saudável, saúde bucal, acidentes domésticos, drogas, e sedentarismo. Estes profissionais realizarão a palestra de forma voluntária.
Pesquisa de Socioeconômica Esporte Comunitário:
Conhecer melhor as famílias que fazem parte do projeto e sua situação social e econômica é o objetivo da pesquisa que tem por missão coletar o máximo de informações possível sobre estes temas. As informações adquiridas serão um indicador rico das necessidades do nosso público alvo e poderão nortear as próximas estratégias do Projeto Esporte Comunitário. A pesquisa será desenvolvida e aplicada no mês de março, pela coordenação do projeto e pela direção do PETI.
Dia da Alegria / Parque Beto Carrero:
Dia especial no Parque Beto Carrero para crianças que fazem parte de Instituições Filantrópicas. Nesta data, o Parque abre suas portas gratuitamente, para as crianças, que devem ser cadastradas antecipadamente pela Instituição na qual elas estão inscritas. O Surf Comunitário participará do Dia da Alegria para um dia recreativo e de integração. O evento acontece no mês de abril. Para tanto, os participantes do projeto devem obter autorização dos pais ou responsáveis para participarem deste dia.
Sombra e água fresca:
Melhor que surfar, só surfar com os amigos, depois de uma boa conversa e com um
pique-nique esperando. O encontro promove um bate-papo dos alunos do esporte comunitário com convidados mais que especiais, e que tem em comum o amor pelo esporte, além de compartilhar histórias de exemplo e superação com as crianças. Campeonato Anual:
Competição saudável é a melhor forma de testar os limites dos atletas e simular as situações de vitória, derrota, superação e espírito esportivo que enfrentamos no dia a dia. O campeonato será organizado, na parte técnica pelo Professor do Projeto e na parte de cerimonial pela Responsabilidade Social da Cooperativa de Trabalho Médico Unimed. Sessão Cinema:
Levar crianças ao cinema é muito mais do que uma atividade recreativa, estimulante e lúdica. Para os participantes do esporte comunitário, cuja renda não permite o investimento em atividades culturais e entretenimento, visitar o cinema é uma oportunidade de estabelecer o contato das crianças com outras formas de comunicação, linguagem, culturas e experiências diferentes. Para esta atividade, os participantes também precisam obter autorização dos pais ou responsáveis para participação.
Fortes de Santa Catarina:
Visita aos Fortes de Santo Antônio e Anhatomirim à bordo de um barco é uma ótima pedida para aliar o contato com a natureza à oportunidade de conhecer melhor a história de Santa Catarina e do Brasil. Para esta atividade, os participantes também precisam obter autorização dos pais ou responsáveis para participação.
Aulas
O esporte comunitário será realizado no contra turno escolar, duas vezes por semana para 03 turmas de 15 alunos, na Praia Central de Balneário Camboriú.
Com duração de 1 h, serão ministradas aulas teóricas, de condicionamento físico, educação ambiental e práticas no mar;
Aulas Terça e Quintas nos seguintes horários:
Manhã: das 9h às 10h
Tarde: das 14h00 às 15h00 e das 15h00 às 16h00

Download e material complementar

Divulgação no site do Instituto Unimed, Banner e camisetas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *