Artes visuais Festival de Artes da Lagoa

Prazo para captação:

De 11/05/12 até 31/12/12

Descrição

O Festival de Artes da Lagoa visa enaltecer a cultura, através de exposições artísticas que serão realizadas em espaços gastronômicos da Lagoa da Conceição, ponto estratégico e tradicional da cidade d

Quem Incentiva Pessoa Jurídica Pessoa Física

Região BR

Tipo de imposto abatido IR

Valor autorizado para captação:

R$ 191.207,50

Resumo

O Festival de Artes da Lagoa visa enaltecer a cultura, através de exposições artísticas que serão realizadas em espaços gastronômicos da Lagoa da Conceição, ponto estratégico e tradicional da cidade d

Objetivo

O objetivo deste projeto é o de promover cultura acessível, gratuita, e de forma diferenciada, através de exposições artísticas dentro de espaços gastronômicos, em local estratégico da Ilha de Florianópolis/SC.
O foco é trabalhar com artistas locais, e que apresentarão suas obras e sua história, a fim de valorizar a arte local.

A finalidade sugerida é de aproximar a população da cultura, o fazendo de forma estratégica, já que o participante irá até um local gastronômico para se alimentar, e se deparará com uma exposição artística, na sua maioria gratuita. As exposições também poderão ocorrer em ateliês de arte e espaços públicos.

Essa exposição, por sua vez, valorizará os artistas e a cultura local. Por fim, o Festival também contará com palestras ministradas por artista (s) capacitado para tal, em um ou mais dos espaços gastronômicos.
o Festival vai contar com arte em grafite, na forma de pequenas intervenções feitas por grafiteiros da região da Lagoa da Conceição, seja em locais públicos ou privados (tudo com as respectivas autorizações), visando aproximar o público alvo do conceito do evento.

Por fim, pretendemos realizar um show musical para marcar o Festival, seja ele no início ou no fechamento do Festival, conforme disponibilidade do grupo musical.

Para tanto, sugerimos Fernando Aniteli e Convidados (criador do grupo \\\\\\\”O Teatro Mágico\\\\\\\”), posto que o grupo assemelha-se com a proposta do Festival de Artes da Lagoa, já que não se trata apenas de uma apresentação musical, mas uma expressão cênica completa.

Nº do Diário Oficial

111238

Onde vai acontecer

SC: Todas as cidades
Jardinópolis
Paraíso
Pinhalzinho
Saltinho
Vargem

Data de realização

Não definida

Público

O presente projeto será prioritariamente gratuito, não acarretando, na grande maioria dos estabelecimentos, qualquer custo aos participantes, garantindo a democratização do acesso.

Toda família sai junta para almoçar, jantar, etc. Assim, toda a família será convidada para conhecer um espaço cultural. Dessa forma, o projeto prevê a participação de crianças, jovens, adultos, e os integrantes da \\\\\\\”melhor idade\\\\\\\”.

Além disso, o projeto prevê um micro ônibus (ou similar) itinerante, que estará constantemente fazendo um percurso, de forma a levar qualquer cidadão interessado para as exposições.

Descrição

Valorizar a cultura local é a palavra chave desse projeto e o que o justifica. Vivemos em um mundo globalizado, onde muitas vezes conhecemos melhor a cultura do outro lado do mundo do que da nossa própria comunidade.

A cidade de Florianópolis tem como grande fonte de renda o turismo, e é muito conhecida por sua gastronomia, no que diz respeito aos frutos do mar, afinal, estamos em uma ilha! Os pontos gastronômicos são fortemente procurados, motivo pelo qual dificilmente você consegue levar a população para pontos diferentes do que a praia e os restaurantes. Ligar a cultura com a gastronomia é uma forma de buscar o público que não vai ao encontro da cultura. Para estes, a cultura vai ao seu encontro.

Está entre as maiores prioridades do nosso país a saúde, o saneamento básico, a educação, entre outros. À cultura também precisa ser concedida a sua importância, haja vista ser um fator decisivo de progresso social!

Por fim, este projeto fortalecerá de forma plena a cultura, criando condições para os artistas locais expressarem os mais diversos tipos de manifestações culturais que habitam nessa região.


O projeto contará com transporte gratuito ao público;

Serão realizadas no mínimo duas palestras e duas oficinas para crianças, ambas gratuitas e ministradas por um artista expositor, tendo tema relacionado a arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *