Dança FOTOSSÍNTESE

Descrição

FOTOSSÍNTESE - dança-teatro-instalação, quer despertar no público uma mudança de lugar para que se possa sair do espaço do observador para ocupar o ambiente do observado.

Quem Incentiva Pessoa Jurídica Pessoa Física

Região BR

Tipo de imposto abatido IR

Valor autorizado para captação:

R$ 197.410,00

Resumo

FOTOSSÍNTESE – dança-teatro-instalação, quer despertar no público uma mudança de lugar para que se possa sair do espaço do observador para ocupar o ambiente do observado.

Objetivo

FOTOSSÍNTESE é um projeto cultural aprovado pela Lei Rouanet (PRONAC 131874), a ser realizado dentro do prazo de três meses, a
partir da disponibilização de recursos financeiros, visando a abrangência e contribuição à formação contínua de artistas de dança, teatro e artes visuais.
Apresentado pela Cia Guerreiro, sob a direção de Anna Machado, a obra FOTOSSÍNTESE nasce das experimentações artísticas da atriz e bailarina Andréia Evangelista e do artista plástico Claudio Monjope e somam-se às sensações de cada intérprete, trazendo para a cena suas próprias experiências, a respeito do tema central – estar em foco-foto – estar na luz, produzir a própria FOTOSSÍNTESE.

Portanto, como ponto de partida e campo de pesquisa a obra enfoca as REDES SOCIAIS, que hoje nos possibilitam não só estar em evidência, como em comunicar, se manter conectado virtualmente com o meio social, sendo o seu meio de possibilidade relacional ou não. Ampliando-se a forma de estar presente.
Assim como, todos precisam de luz para continuar vivendo. E os seres do submundo? Onde viveria o desenquadrado? Como prosseguir vivendo em sociedade quando não é possível – não é permitido por vários fatores sociais – estar na luz? Como mudaríamos esse lugar psíquico-social?

É este o questionamento que FOTOSSÍNTESE apresenta.

Nº do Diário Oficial

0282/13

Onde vai acontecer

RJ: Todas as cidades

Data de realização

Não definida

Público

O espetáculo visa contribuir prioritariamente aos jovens profissionais em
formação contínua na área de dança, teatro e artes visuais.

Descrição

Para a materialização do espetáculo, a obra pode ser contornada através de um período delimitado de 3 meses, iniciando-se no planejamento, pesquisa, com fase de produção e finaliza com a execução da instalação de dança-teatro, com metas e resultados esperados e factíveis, onde identificamos um planejamento básico, conforme a seguinte matriz:

meta 1>> desenvolver pesquisa focada, durante 1º.mês, e simultaneamente a pesquisa aberta para alimentação da obra :: resultado>> aprofundamento da formação teórico-prática dos profissionais envolvidos e fundamentação da concepção artística.

meta 2>> realizar, durante os 2 meses iniciais, ensaios focados em movimentos-reflexão como contribuição à pesquisa aberta e, como realimentação da obra, durante a fase de execução propriamente. :: resultado>> aprimoramento do indivíduo profissional e do espaço de construção coletiva da obra, com enfoque num trabalho de inovação e originalidade.

meta 3>> concretizar a realização do espetáculo, durante o 3º.mês. :: resultado>> consolidação do processo de criação e retroalimentação da obra, com a confirmação da viabilidade do projeto.

meta 4>> executar a distribuição de recursos no setor artístico-cultural, durante os 4 meses de realização e gestão do projeto artístico.  :: resultado>> fortalecimento da cadeia produtiva do setor artístico através da obtenção do recurso, contratação de profissionais e serviços e execução do projeto. Confirmando-se a viabilidade do projeto, conforme a adequação do orçamento e do cronograma de execução propostos.

 meta 5>> promover formação de plateia diversificada, através da realização do espetáculo a preços populares em espaço de formação participativa e democrática da dança contemporânea. :: resultado>> fortalecimento do movimento da dança como expressão e ação genuínas do ser humano.

CONTRAPARTIDAS INSTITUCIONAIS

1.Cota de ingressos destinada a patrocinadores: 5% da lotação do teatro.

2.Inserção da logomarca do Patrocinador, junto ao Ministério da Cultura e da Cia Guerreiro, como apresentadores do projeto nas peças gráficas (programa-cartaz, banners e filipetas) e demais elementos de comunicação do projeto, como peças de internet (criação / textos / frames / multimídia).

3.Menção do patrocínio em todos os press releases enviados à imprensa e nas entrevistas concedidas a esta, e em todas as divulgações do projeto realizadas na internet (sites, newsletters, e-mails, convites eletrônicos, etc).

4.Divulgação de mensagem institucional do Patrocinador, assinada por um de seus representantes, em todos os press releases enviados aos jornalistas.
O projeto FOTOSSÍNTESE pode gerar, também, potencial de retorno em mídia espontânea.

 

CONTRAPARTIDAS SOCIAIS

Dar acesso indiscriminado à arte, à cultura e ao conhecimento, almejando a construção de uma sociedade mais justa e produtiva;

Trabalhar para um pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura estrangeira, apoiados e incentivados pela valorização e difusão dos bens simbólicos e das manifestações culturais;

Tornar os preços de comercialização de ingressos mais acessíveis à população em geral;

Meia-entrada para idosos, estudantes e artistas;

Doar, no mínimo, 20% dos produtos materiais resultantes da execução do projeto a escolas públicas, bibliotecas, museus ou equipamentos culturais de acesso franqueado ao público, devidamente identificados, sem prejuízo do disposto no art. 44 do Decreto nº 5.761, de 27 de abril de 2006;

Realizar, gratuitamente, atividades paralelas aos projetos, tais como ensaios abertos e palestras;

Disponibilizar na internet a íntegra dos registros audiovisuais existentes dos espetáculos e dos debates;

Permitir a captação de imagens das atividades e de espetáculos e autorizar sua veiculação por redes públicas de televisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *