Teatro Hora do Recreio

Prazo para captação:

De 30/10/12 até 31/12/13

Descrição

Espetáculo teatral infanto-juvenil sobre acessibilidade e inclusão social no ambiente escolar. Serão três meses de temporada, totalizando 28 apresentações, em São Paulo / SP, a partir de março/2014.

Quem Incentiva Pessoa Jurídica

Região SP

Tipo de imposto abatido ICMS

Valor autorizado para captação:

R$ 265.546,60

Resumo

Espetáculo teatral infanto-juvenil sobre acessibilidade e inclusão social no ambiente escolar. Serão três meses de temporada, totalizando 28 apresentações, em São Paulo / SP, a partir de março/2014.

Objetivo

Escrito em 2005, o texto teatral “Hora do Recreio” é baseado em relatos reais de uma criança cadeirante que, por sua dificuldade de locomoção, se via obrigada a passar o recreio sozinha na sala-de-aula. Quase dez anos se passaram e pouco realmente foi feito no que diz respeito à acessibilidade na infra-estrutura escolar, ou mesmo na socialização de crianças portadoras de deficiência física e/ou mental. E quem se adaptou, ainda não adaptou seu comportamento ou percepção do mundo à sua volta, tratando as crianças deficientes como “seres de outro planeta” ou indivíduos totalmente debilitados, incapazes de realizar quaisquer atividades.

As crianças, deficientes ou não, pensam sobre as mesmas questões, enfrentam os mesmos medos, sonham as mesmas fantasias e fazem, inclusive, as mesmas traquinagens. Devem ser tratadas de forma igual no ambiente escolar, e os mecanismos de acessibilidade devem ser igualmente eficientes e comuns a todas elas.

“Hora do Recreio” foi escrito especialmente para discutir essa necessidade. Através de um texto simples, o menino Guilherme, sozinho na sala-de-aula durante um recreio escolar, inventa o seu próprio recreio, contando causos para a caveira da aula de anatomia, divertindo-se com as brincadeiras dos colegas pela janela da sala e transformando seu ambiente aparentemente limitado num universo sem fronteiras, inerente à mente criativa de toda criança.

Objetivos do projeto:

– realizar montagem e temporada paulistana de 3 meses (28 apresentações) do espetáculo infanto-juvenil “Hora do Recreio”;
– resgatar o acesso de todas as fatias do grande público ao teatro de qualidade, através de preços populares, ingressos gratuitos e outras ações promocionais;
– fomentar a inclusão social como prática natural de cidadania, oferecendo ao público um produto cultural reflexivo de formato inovador e totalmente inclusivo.

Nº do Diário Oficial

7235

Onde vai acontecer

SP: São Paulo

Data de realização

Não definida

Público

Público familiar freqüentador de teatro infantil de classes A, B e C. Crianças de 04 a 10 anos e seus pais de 20 a 40 anos.

Descrição

Hora do Recreio é um espetáculo divertido e emocionante que conta a história de Guilherme, um garoto cadeirante de 10 anos que, sem estrutura de acessibilidade em sua escola, se vê obrigado a passar todos os seus recreios sozinho em sala-de-aula. O texto é baseado em relatos reais.

A proposta é encenar um espetáculo infanto-juvenil que possa, além de entreter, direcionar o pensamento do público infantil e adulto para a necessidade da inclusão social em todos os aspectos, principalmente no que diz respeito à igualdade de DIREITOS e DEVERES entre portadores ou não de deficiência física e/ou mental.

Não pretendemos levantar a bandeira da Inclusão Social de forma forçada ou excessivamente didática, mas torná-la ingrediente natural de qualquer atividade social. Por esta razão, o tema não se restringe ao espetáculo e o projeto será inteiramente inclusivo, sendo feito apenas em teatros que disponham de estruturas adequadas à acessibilidade física, e com equipe especializada que executará ao vivo serviços de audiodescrição (narração de marcas, gestos e iluminação para deficientes visuais através de fones-de-ouvido individuais) e tradução em libras (linguagem de sinais para deficientes auditivos, transmitida por monitores de LCD estrategicamente posicionados na platéia).

No que diz respeito à encenação e produção artística do espetáculo, queremos oferecer ao público uma superprodução com alta qualidade técnica e artística, através de preços populares e ações sociais que possibilitem também às fatias carentes de cultura o acesso ao Bom Teatro. Entre as ações previstas, disponibilizaremos uma cota diária de ingressos gratuitos (limitados a 10% da lotação da casa e pré-agendados com a produção) a instituições que atendam comunidades de baixa renda.

  • Inserção da logomarca em todas as peças gráficas, incluindo anúncios publicitários e eventuais subprodutos do espetáculo que venham a ser lançados, tais como CD’s, jogos, camisetas etc.
  • Menção à marca em locução de abertura, antes do início de cada sessão
  • Menção à marca em entrevistas
  • Sessões exclusivas para convidados da empresa
  • Exibição de video institucional da marca antes de cada sessão
  • Exposição de stand e/ou banners no saguão do teatro
  • Distribuição de brindes promocionais
  • Ingressos gratuitos para clientes
  • Desconto para funcionários da empresa

OBS: a quantificação e realização de todas as contrapartidas oferecidas variam conforme a cota de investimento escolhida pelo patrocinador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *