Literatura Livro Confraria do Garoto – Guardiã da História Carioca

Prazo para captação:

De 01/01/15 até 31/12/15

Descrição

O projeto consiste na edição de um livro de arte e cultura popular sobre a história do Rio de Janeiro e o grupo Confraria do Garoto.

Quem Incentiva

Valor autorizado para captação:

R$ 274.380,00

Resumo

O projeto consiste na edição de um livro de arte e cultura popular sobre a história do Rio de Janeiro e o grupo Confraria do Garoto.

Objetivo

Por ser um grupo que resgata a cultura carioca, valoriza as raízes de nossa cidade, participa de acontecimentos históricos, desperta a simpatia de todos, gera repercussão, chama a atenção para fatos importantes e traduz, como poucos, a essência da alma irreverente e divertida do Rio de Janeiro, nada mais justo do que a edição de um livro sobre a história e cultura do Rio através do olhar da Confraria do Garoto.

Nº do Diário Oficial

WEC 302

Onde vai acontecer

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Data de realização

Não definida

Público

Jornalistas, professores, estudantes, intelectuais e público de todas as faixas etárias e classes sociais

Descrição

O projeto cultural Confraria do Garoto – Guardiã da História Carioca consiste na edição de um livro de arte e cultura popular sobre a história do Rio de Janeiro e o grupo Confraria do Garoto, que há mais de trinta anos conta a história do Rio de Janeiro de uma forma alegre, irreverente e divertida. O livro será escrito pelo jornalista Nelson Couto e será impresso em papel couché mate 140g, a 4 cores, no formato 23 X 30 cm, com aproximadamente 250 páginas e fino acabamento. Para complementar a realização do livro, foram convidados três dos maiores ícones da cultura carioca: Ricardo Cravo Albin, jornalista, escritor, pesquisador da MPB, que fará a introdução da obra; Ruy Castro, escritor e jornalista, que assinará o prefácio; e Haroldo Costa, ator, produtor e diretor que, ficará responsável pelo preâmbulo da obra. O foco do livro são os momentos históricos da cidade do Rio de Janeiro, complementado pelos principais movimentos, manifestações, desfiles, homenagens, atos, viagens, acontecimentos e repercussão da Confraria desde o ano de sua fundação. Dentre os inúmeros assuntos abordados no livro estão, por exemplo, o centenário da Avenida Rio Branco (nascida Avenida Central, em 1905), quando a confraria organizou um desfile à moda antiga com príncipe, princesa, cavalos e carros antigos. A criação da Ordem dos Eméritos Cariocas da Gema, outra obra da confraria, que distribuiu comendas a personalidades marcantes do Rio de Janeiro como Maneco Muller, Jorginho Guinle, Hélio Gracie, Ibrahim Sued, Tom Jobim e outros, também terá merecido destaque no livro. São tantos anos e tantos acontecimentos, sempre tratados com bom-humor, alegria e uma certa ironia, que o livro, na verdade, se confunde com um resumo da própria história e dos acontecimentos mais importantes do Rio de Janeiro e do Brasil. Por ser um grupo que resgata a cultura carioca, valoriza as raízes de nossa cidade, participa de acontecimentos históricos, desperta a simpatia de todos, gera repercussão, chama a atenção para fatos importantes e traduz, como poucos, a essência da alma irreverente e divertida do Rio de Janeiro, nada mais justo do que a edição de um livro sobre a história e cultura do Rio através do olhar da Confraria do Garoto.

Página para mensagem / texto no início do livro;
2. Logotipo impresso na contracapa do livro;
3. 300 exemplares do livro para distribuição gratuita;
4. Convites para o evento de lançamento do Projeto, que terá a participação de artistas e personalidades da cultura nacional;
5. Destaque do logo da empresa em todo o material de divulgação impresso utilizado no Projeto;
6. Press-releases com a logomarca da empresa enviados a formadores de opinião em rádio, televisão e imprensa de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro;
7. Agradecimentos especiais em todas as entrevistas concedidas pelos autores e produtores do projeto;
8. Mídia espontânea gerada através de assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *