Handebol Núcleo de Desenvolvimento Esportivo de Mogi Guaçu – Handebol base

Descrição

Promoção da inclusão social, através do esporte educacional, na cidade de Mogi Guaçu - SP, dando condições físicas e materiais ao aumento do número de jovens praticantes de handebol no município.

Quem Incentiva Pessoa Jurídica Pessoa Física

Região BR

Tipo de imposto abatido IR

Valor autorizado para captação:

R$ 420.930,63

Resumo

Promoção da inclusão social, através do esporte educacional, na cidade de Mogi Guaçu – SP, dando condições físicas e materiais ao aumento do número de jovens praticantes de handebol no município.

Objetivo

Objetivo Geral:
. Promoção da inclusão social, através do esporte educacional, na cidade de Mogi Guaçu
– SP, dando condições físicas e materiais ao aumento do número de jovens praticantes de
handebol no município.
Objetivos Específicos e Complementares:
Oferecer prática esportiva de qualidade para a região de Mogi Guaçu;
Capacitar recursos humanos no âmbito da pedagogia do esporte, em especial na
perspectiva do esporte educacional;
Promover a difusão do conhecimento e conteúdos do esporte, convergindo o
conhecimento teórico e prático produzido por este projeto para imediata aplicação na
comunidade esportiva local;
Apoiar a geração de emprego e renda através da mobilização dos recursos humanos do
esporte, presentes no mercado local;
Incentivar e desenvolver um centro de promoção do handebol na região, respeitando se
aos jovens envolvidos no projeto;
Democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte como instrumento educacional;
Conscientização de que a prática esportiva é uma atividade necessária ao bem estar
individual e coletivo;
Disponibilizar recursos humanos qualificados para coordenar e ministrar as atividades
esportivas;
Contribuir para a redução da exposição de crianças e adolescentes às situações de risco
social;
V. OBJETIVOS – Citar o OBJETO do projeto e apresentar de forma clara e objetiva o que
se pretende alcançar com o seu desenvolvimento.
VI. METODOLOGIA – Descrever e detalhar o desenvolvimento, execução e a
metodologia aplicada em todas as atividades do projeto. Apresentar as fases de
execução do projeto, constando cronograma de atividades com períodos de cada ação.
Grade horária, constando modalidades, nº de turmas, quantitativo de beneficiários por
turma, freqüência semanal, de acordo com turnos e faixas etárias. Quadro de horário dos
profissionais com freqüência semanal, detalhando as atribuições de cada um. Apresentar
os respectivos calendários dos eventos a participar ou a executar, especificando datas e
duração dos mesmos. Apresentar o critério de seleção dos participantes e dos
profissionais envolvidos. No caso de apresentação de quadros ou planilhas explicativas,
anexar ao projeto impresso a ser enviado ao Ministério do Esporte.
Sistematizar e divulgar métodos, processos e técnicas que visem o desenvolvimento do
esporte de base, estabelecendo um trabalho de referência dentro da área de educação
física e esporte;

Nº do Diário Oficial

58701.001774/2009-87

Onde vai acontecer

SP: Mogi Guaçu

Data de realização

Não definida

Público

Qtd: 60 – Crianças – (0 a 12 anos).
Qtd: 60 – Adolescentes – (10 a 18 anos).

Descrição

Há cerca de 6 anos, a Liga Desportiva Guaçuna vem atendendo crianças e jovens da

cidade de Mogi Guaçu, SP, buscando integrar toda a comunidade através do esporte.

Com o passar do tempo teve seu reconhecimento local através da capacidade de

trabalho, inclusive com apoio da secretaria municipal de esporte (vide carta de apoio).

Justifica-se a apresentação deste projeto, principalmente pela meta de ampliar,

sistematizar e potencializar a ação inicial já empreendida até aqui.

Ao pensarmos na importância deste projeto para o desenvolvimento do esporte

educacional no país, em especial na cidade de Mogi Guaçu – SP, poderíamos levantar

questões do tipo:

– O que difere este trabalho das escolinhas de esporte convencionais, desenvolvidas pelos

clubes?

– É possível pensar em aprendizagem técnico-desportiva sem pensar em seleção e

exclusão?

Entendemos que as respostas para estas questões passam por alguns conceitos

importantes a serem destacados, dentro da visão a ser implantada neste projeto. São

eles:

– Participação garantida: em cada faixa etária existirão turmas com exigências motoras

diferentes e também com diferentes possibilidades de representação;

– Reconhecimento de dificuldades e potencialidades individuais: o aluno perceberá o

binômio treinamento / competição como algo que está sendo possível de ser realizado e

por isso ele se motiva. A atividade física bem orientada, dentro de um conhecimento

prático do esporte, tendo como valor intrínseco a ludicidade como motor da proposta, e a

competição vivenciada como exercício com o outro, garantem a motivação desta prática

solidária, concreta, comunitária e de busca de objetivos pessoais, onde o aluno é

respeitado na sua individualidade;

– Representatividade: de forma geral, grupos representativos são selecionados, em termos

esportivos. Neste projeto, a possibilidade de representar um time ou uma camisa,

mostrando seu trabalho, é garantida para todos e vista com naturalidade. O evento

desportivo é planejado para cada categoria e modalidade, de forma que não esteja aquém

ou além da possibilidade de realização de cada grupo. O modelo pode ser o de jogos

amistosos, festivais, torneios ou campeonatos, envolvendo outras instituições escolares

ou não, onde o importante é a utilização do conceito do jogo possível;

VII. JUSTIFICATIVA (Por que se propõe o projeto, sua importância para o

desenvolvimento do esporte no País e/ou na região geográfica de execução e justifique a

conveniência de utilização de apoio financeiro com recursos incentivados de que trata a

Lei nº 11.438/06).

– Vida comunitária: estar vivendo o esporte com colegas de outras realidades, garante ao

jovem, acesso a uma das dimensões mais ricas e pouco exploradas dentro dos clubes

desportivos: a dimensão comunitária.

O apoio financeiro governamental é importante para este projeto, uma vez que o público

alvo deste (em especial, alunos da rede pública de ensino) tem pouco acesso a trabalhos

nesta perspectiva.

Importante destacar, enquanto justificativa, que o projeto aqui apresentado, já parte de

uma estrutura pré-existente, que desde 2004, busca atender voluntariamente às crianças

e jovens da cidade. Esta estrutura, pioneira na perspectiva do esporte educacional na

região, e que conta com reconhecimento do poder público e empresas locais (vide cartas

de reconhecimento anexadas a este processo), busca agora uma maior sistematização e

suporte, para manutenção de suas ações, a partir da perspectiva da lei de incentivo ao

esporte.

A cidade encontra condições estruturais preliminares muito favoráveis ao desenvolvimento

da cidadania de maneira associada ao esporte. A estrutura de aparelhos esportivos da

cidade é diversificada e com bom nível de manutenção por parte da prefeitura. Apesar

disto, a cidade carece de projetos e parcerias para desenvolvimento dos espaços públicos

com trabalhos sistematizados e de qualidade para promoção do esporte.

Justificamos, portanto que a estrutura esportiva pública da cidade é de muito boa

qualidade, inclusive no espaço público destinado a este projeto.

Faz-se importante a mobilização da população em idade e acompanhamento escolar,

através de projetos como este. Apresentamos abaixo alguns dados de Mogi Guaçu –

fonte (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mogi_Gua%C3%A7u):

Dados do Censo 2000

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,813

Saúde

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 12,75

Expectativa de vida (anos): 72,98

IDH-M Longevidade: 0,800

Educação

Taxa de alfabetização: 92,88%

IDH-M Educação: 0,886

População total: 148.987

Urbana: 148.987

Rural: 0

o Homens: 73.646

o Mulheres: 75.341

Densidade demográfica (hab./km²): 554,8

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 15,00

Expectativa de vida (anos): 71,69

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,13

Taxa de alfabetização: 92,95%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,826

IDH-M Renda: 0,786

IDH-M Longevidade: 0,778

IDH-M Educação: 0,913

(Fonte: IPEADATA)

Estes dados apresentam a idéia de que projetos como este na cidade, podem continuar

contribuindo para melhorias na perspectiva de inclusão e promoção social, através do

esporte, em Mogi Guaçu, que apesar dos esforços governamentais, ainda apresenta uma

carência de projetos esportivos para atendimento de uma grande massa social.

Em contraposição a este cenário, levamos em consideração que estamos propondo atuar

numa das regiões mais ricas do país, se pensarmos na quantidade e importância de

empresas e indústrias aqui instaladas e que, potencialmente, poderiam se tornar parceiras

de projetos que beneficiariam a mesma comunidade em que estão instaladas.

Perspectiva inclusive confirmada com cartas de empresas que pretendem apoiar ao

projeto, anexadas a esta documentação.

Metas Qualitativas:

Estruturar um planejamento de trabalho adequado do ponto de vista técnico-esportivo e

motor específicos, e com metas diferentes para cada faixa etária. Esta meta será avaliada

através de análise por parte dos coordenadores do projeto, dos planos de aula e de

planejamento bimestral (documentos anexados a este processo;

Ampliação das relações entre comunidade beneficiada e instituições que apóiam este

projeto. Esta meta será avaliada através de análise por parte dos coordenadores do

projeto, dos relatórios de reunião com pais e entidades;

Promover campanhas educacionais objetivando o atendimento de famílias, jovens e

crianças, no que diz respeito à promoção da necessidade de estudo e de boas relações

no ambiente familiar. Esta meta será avaliada através de análise por parte dos

coordenadores do projeto, dos relatórios de reunião e outros eventos com pais;

Implantar uma secretaria geral gestora do projeto, para que esta possa ser um espaço

fomentador da continuidade do projeto em anos futuros. Esta meta será avaliada através

da documentação de freqüência dos profissionais administrativos e encaminhamentos de

trabalho dos mesmos, registrados por escrito;

Promover a interação e integração entre as diversas áreas direta e indiretamente

envolvidas e que somadas geram resultados mais aprofundados, como educação física,

administração e comunicação. Esta meta será avaliada através dos relatórios de reuniões

gerais entre as áreas, a serem promovidas com todos estes profissionais;

Metas Quantitativas:

Pretende-se atender cerca de 120 jovens e crianças, divididos por faixas etárias, em

horários de trabalho, que atenda a cada faixa, três vezes por semana. Esta meta será

avaliada a partir do cadastramento de todas as crianças envolvidas e do controle de

freqüência a ser registrado diariamente;

Capacitação de 02 monitores para o desenvolvimento dos trabalhos em parceria com

instituições superiores de ensino. Esta meta será avaliada através de relatórios de

observação dos monitores a serem confeccionados pelos professores envolvidos;

Envolver e qualificar 04 profissionais de educação física, responsáveis pelo projeto. Esta

meta será avaliada através de relatórios de observação dos professores a serem

VIII. METAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS – Apresentar as metas de qualidade

(quais os resultados e benefícios a serem alcançados, mensuráveis não numericamente)

e as metas de quantidade(mensuráveis numericamente), ambas com respectivos

indicadores(de que forma as metas serão aferidas) de acordo com os objetivos

propostos.

confeccionados pelos coordenadores envolvidos.

Desenvolver e participar de 10 eventos esportivos (anual), municipais ou regionais,

compatíveis com a proposta educacional do projeto. Esta meta será avaliada através de

relatórios de avaliação e de observação das atividades propostas, confeccionados pelos

diferentes níveis de profissionais envolvidos com a atividade e também confeccionados

pelos alunos participantes, por amostragem;

Localizar o projeto, entre os 5 melhores projetos de esporte educacional da região

Mogiana. Esta meta será avaliada através de relatórios oficiais dos municípios e CMDCA.

 

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