Cinema O Vendedor de Caranguejos

Prazo para captação:

De 27/01/13 até 31/12/14

Descrição

O curta-metragem intitulado ‘O Vendedor de Caranguejos’ é uma tragicomédia narrada sob o ponto-de-vista de um Siri, e conta os desencontros de um pesquisador estrangeiro ao chegar no mangue.

Quem Incentiva Pessoa Jurídica

Região SP

Tipo de imposto abatido ICMS

Valor autorizado para captação:

R$ 182.000,00

Resumo

O curta-metragem intitulado ‘O Vendedor de Caranguejos’ é uma tragicomédia narrada sob o ponto-de-vista de um Siri, e conta os desencontros de um pesquisador estrangeiro ao chegar no mangue.

Objetivo

Os objetivos gerais do curta ‘O Vendedor de Caranguejos’ são:
– Criação e produção de uma obra cinematográfica de curta-metragem de ficção com apuro estético, preocupado com o desenvolvimento da linguagem cinematográfica e com a eficiência narrativa de cada imagem captada.
– Divulgar uma obra cinematográfica brasileira de curta-metragem para o maior número possível de espectadores. Seja através dos diversos Festivais de Cinema no Brasil e exterior, além dos circuitos alternativos de exibição cinematográficas, como cineclubes, saraus literários, agrovilas, penitenciárias. etc.; oferecendo amplo acesso da obra a grupos menos favorecidos e afastados dos grandes circuitos de cinema. Após os dois primeiros anos de divulgação em festivais, pretendemos divulgar a obra em emissoras de televisão de canal aberto ou fechado no Brasil e no exterior.
Os objetivos específicos do curta ‘O Vendedor de Caranguejos’ são:
– Estimular os processos colaborativos de criação e realização cinematográfica, inserindo os diversos conhecimentos da equipe, aos conhecimentos empíricos dos nativos de cultura caiçara da região.
– Valorizar uma região belíssima mas pouco registrada na cinematografia brasileira: o manguezal paulista situado entre diversas cidades do litoral Sul do estado de S. Paulo, entre elas: Cananéia, Iguape e Ilha Comprida.

Nº do Diário Oficial

18 de janeiro de 2013

Onde vai acontecer

SP: Todas as cidades

Data de realização

Não definida

Público

O filme é destinado a todos os públicos, formado por entusiastas de cinema, estudantes, interessados em artes, professores, assentados rurais, minorias, presidiários, comunidades caiçaras, comunidades periférias, classe média, entre outros.
Devido ao tema ser mais focado ao público adulto, talvez a classificação indicativa seja para maiores de 14 anos.
Pretendemos alcançar mais de 10.000 (dez mil) pessoas através de Festivais de Cinema. Com Televisão e Internet, estimamos que esse número possa chegar a mais de 100.000 (cem mil pessoas).

Descrição

ÁREA: Cinema

FORMATO: Curta-metragem

TÍTULO: ‘O Vendedor de Caranguejos’

ESTÁGIO DE PRODUÇÃO: Captação de Recursos

DURAÇÃO: 15 minutos

GÊNERO: Ficção (Tragi-comédia)

FORMATO DE CAPTAÇÃO: Digital em 2K e 4K

FORMATO DE FINALIZAÇÃO: HD ProRes

FORMATO DE JANELA: 1:85

FORMATO DE SOM: Dolby 5.1

PÚBLICO ALVO:  Pessoas acima de 14 anos.

DIREÇÃO e ROTEIRO:  Jair S. Molina Jr.

ELENCO: Paulo Tiefenthaler, Divino Silva, Marcia Martins e outros.

1) Estreia em São Paulo (capital)
Pretendemos realizar a première na Cinemateca Brasileira de São Paulo, com a participação de todo elenco, equipe técnica, apoiadores e convidados. Com entrada gratuita e divulgação em mídia e redes sociais.

2) Exibições no Interior de São Paulo
Pretendemos realizar exibições do curta-metragem após sua estreia em 05 (cinco) diferentes cidades do Estado de São Paulo, com a presença do diretor e outros membros da equipe, em datas a serem definida, com entrada gratuita e ampla divulgação em mídia e redes sociais. As cidades a serem beneficiadas com estas exibições serão:

1- Campinas – Cineclube da Universidade de Campinas (UNICAMP)
2- Cananeia – CineClube Caiçara
3- Ribeirão Preto – CineClube Cauim
4- São Carlos – CineClube UFSCAR
5- Sorocaba – Usina Cultural ‘Ettore Marangoni’.

3- Democratização de Acesso
Após o período de exibição formal nas cidades citadas acima e em festivais de cinema, pretendemos buscar parcerias para que o filme seja veiculado em centros culturais, bibliotecas, assentamentos rurais, saraus literários, ONGs, presídios e outras instituições públicas do Estado de São Paulo que tenham interesse na obra.

4- Ambiente Virtual
Outra estratégia é a criação de um ambiente virtual de acesso livre e democrático que alcance todas as faixas de público, até mesmo os menos favorecidos, como as classes C e D, que cada vez encontram-se mais incluidos digitalmente.

5 – Doação de DVD’s
Pretendemos imprimir 1000 cópias em DVD’s contendo a obra de curta-metragem, ficha técnica, making of e fotos. Sendo que as cópias não serão comercializadas, mas sim, doadas ao público presente nas diferentes exibições a ocorrer no Estado de São Paulo.

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