Vídeo POR UM BRASIL MELHOR O investimento social privado na cultura de um país

Descrição

Produzir um documentário audiovisual sobre a trajetória do investimento social privado no Brasil e suas práticas que contribuíram para o desenvolvimento do novo contexto sociocultural do país.

Quem Incentiva Pessoa Jurídica Pessoa Física

Região BR

Tipo de imposto abatido IR

Valor autorizado para captação:

R$ 271.270,00

Resumo

Produzir um documentário audiovisual sobre a trajetória do investimento social privado no Brasil e suas práticas que contribuíram para o desenvolvimento do novo contexto sociocultural do país.

Objetivo

A partir da década de 1990, a sociedade brasileira assumiu que o desenvolvimento social não era somente uma responsabilidade do Estado, mas sim de todos. Esse foi um período marcado pelo crescimento e fortalecimento dos movimentos e organizações da sociedade civil e pela consolidação de uma nova realidade cultural no país: uma sociedade civil atuante com forte apoio de empresas e empresários, que busca contribuir para a construção de soluções que possibilitem uma sociedade mais inclusiva, combatendo a marginalização social, econômica, política ou cultural, apoiando o desenvolvimento do país.
A partir desse novo entendimento da participação cidadã, por meio da doação de recursos financeiros para a solução de problemas da realidade brasileira, o conceito de investimento social privado tem ganhado destaque na promoção do desenvolvimento social. Investimento Social Privado (ISP) é entendido como alocação voluntária e estratégica de recursos privados, sejam eles financeiros, em espécie, humanos, técnicos ou gerenciais, para o benefício público. O benefício pode acontecer por meio do desenvolvimento de projetos culturais, sociais, ambientais e econômicos. Independente do foco de atuação do projeto, o objetivo final é provocar a transformação na vida dos indivíduos proporcionando condições de igualdade. A partir desse contexto, surge a importância de registrar a mudança de comportamento social, de uma sociedade filantrópica para uma investidora social, para que assim a sociedade e as futuras gerações tenham acesso a essa história e continuem a promover práticas de inclusão e a participação de todos.

Nº do Diário Oficial

092313

Onde vai acontecer

SP: São Paulo
RJ: Rio de Janeiro
BA: Salvador
RS: Porto Alegre

Data de realização

Não definida

Público

As cópias do documentário serão distribuídas gratuitamente para um mailing selecionado de: centros de estudos do terceiro setor do Brasil e do mundo; bibliotecas e videotecas públicas; universidades; organizações referência relacionadas ao tema; patrocinadores, apoiadores e organizações parceiras.

Descrição

Com o intuito de facilitar a reprodução do documentário em diferentes veículos e sua utilização em diferentes ocasiões, o conteúdo foi dividido em dois blocos de aproximadamente 13 minutos cada. Esses dois blocos são inter-relacionados, mas também terão vida própria e poderão ser assistidos separadamente. O produto final será uma narrativa em que os fios se entrelaçam, tecendo um panorama amplo da história do investimento social privado no Brasil.

O roteiro será construído a partir dos seguintes temas:

  1. Parte I: evolução do setor e conceito de investimento social privado

O que é terceiro setor; sua trajetória no Brasil; como é financiado; investimento social privado (ISP) e sua motivação; importância do ISP para a transformação social e cultural de um país como o Brasil. As definições trazidas serão avalizadas por entrevistas com especialistas no assunto, lideranças, profissionais, bem como por beneficiados e usuários dos serviços sociais.

  1. Parte II: Avanços e melhores práticas

Apresentação dos avanços do ISP que possuem resultados comprovados de transformações socioculturais; apresentação das melhores práticas de investimento social, retratando suas metodologias – técnicas, desafios, resultados e perspectivas futuras – ilustradas com imagens de projetos em diferentes regiões brasileiras e em diferentes áreas de atuação, mostrando a diversidade do ISP.

Um comitê de conteúdo será criado com o propósito de contribuir para a construção do mesmo e assegurar a qualidade do material em desenvolvimento. Farão parte do comitê profissionais com trajetória reconhecida no setor.

Para que o documentário esteja em sinergia com as diversas possibilidades de tecnologias usadas atualmente, propomos a adoção de diferentes artifícios audiovisuais para tornar o produto final mais dinâmica e agradável ao público em geral. Também serão utilizadas imagens de arquivo cedidas por organizações do terceiro setor, uma vez que estaremos reconstituindo uma história.

·         Logomarca em todos os materiais de divulgação do evento

·         Divulgação nas ações de imprensa do evento

·         Logomarca nos e-mails marketing de divulgação

·         Logomarca no Portal do IDIS com hyperlink para o site do apoiador

·         Agradecimentos pelos apoios na abertura e no encerramento do evento

·         Logomarca na abertura do evento (projeção)

·         Logomarca na sinalização do evento (banners e palco)

·         Logomarca no material de comunicação

·         Logomarca no e-mail de agradecimento

·         Mailing dos participantes

·         Benefício fiscal via Lei Rouanet e Lei das OSCIPs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *