Handebol PROJETO HANDEBOL PARA TODOS, BUSCANDO ATLETAS, FORMANDO CIDADÃOS

Descrição

A pratica esportiva, acesso ao lazer é de direito a todo cidadão. Seja criança, adolescente e ou adulto. Neste sentido, o Município de Pompéu/MG, devido destaca-se pela excelente estrutura encontrada.

Quem Incentiva

Valor autorizado para captação:

R$ 95.000,00

Resumo

A pratica esportiva, acesso ao lazer é de direito a todo cidadão. Seja criança, adolescente e ou adulto. Neste sentido, o Município de Pompéu/MG, devido destaca-se pela excelente estrutura encontrada.

Objetivo

Desenvolver o PROJETO HANDEBOL PARA TODOS BUSCANDO ATLETAS, FORMANDO CIDADÃOS: Desporto, Educação e Formação Cidadã oportunizando a sociedade o acesso ao esporte e lazer.
 Inscrever 150 crianças/adolescentes/jovens no PROJETO HANDEBOL PARA TODOS BUSCANDO ATLETAS, FORMANDO CIDADÃOS
 Atingir um público direto de 1000 pessoas nos dias do torneio;
 Promover o Handebol como mecanismo para de inclusão social e formação cidadã.
 Integrar e socializar atletas, dirigentes e comunidade;
 Promover momentos de alegria e entretenimento a todos os participantes, familiares e comunidade pompeana.
 Divulgar os parceiros e entidades que colaboram com este evento;
 Tratar em um único vínculo a EDUCAÇÃO e ESPORTE, promovendo uma parceria com as escolas do município um meio vistorias e acompanhamento de notas, faltas e disciplinas dos atletas envolvidos.
Desenvolver o PROJETO HANDEBOL PARA TODOS BUSCANDO ATLETAS, FORMANDO CIDADÃOS do período de janeiro a dezembro de 2018.
O Projeto será desenvolvido 5 vezes por semana, com atividades técnicas e táticas dos esportes comtemplados, com caráter de esporte de participação e inclusivo, onde além dos treinamentos, os alunos/atletas participarão de eventos esportivos, como torneios e campeonatos.

Nº do Diário Oficial

11.438/2006

Onde vai acontecer

Pompéu, MG, Brasil

Data de realização

Não definida

Público

Serão atendidas 150 crianças/adolescentes/jovens no Complexo Poliesportivo da Praça de Esportes José Maria Alvares da Silva, que conta com 01 Ginásio Coberto, 01 Quadra Poliesportiva Coberta e uma quadra de areia. Os beneficiados possuem idade entre 06 e 17 anos, estudantes da rede pública municipal e estadual de ensino de Pompéu/MG, que estejam devidamente matriculados e frequente as aulas.

Descrição

A pratica esportiva, acesso ao lazer é de direito a todo cidadão. Seja criança, adolescente e ou adulto. Neste sentido, o Município de Pompéu/MG, devido destaca-se pela excelente estrutura encontrada no Complexo da Praça de Esportes, nas Quadras dos bairros e escolas e também dos ambientes voltados para a prática de lutas marciais.
O presente ‘’PROJETO HANDEBOL PARA TODOS BUSCANDO ATLETAS, FORMANDO CIDADÃOS’’: desporto, educação e formação cidadã” tem como objetivo promover o acesso de crianças, adolescentes e jovens a prática esportiva no Handebol, utilizando esta atividade como catalisador para o desenvolvimento da formação de valores sociais como integridade e honestidade. Reconhece-se que o esporte é uma importante ferramenta de formação social, favorecendo a aprendizagem e a consolidação de valores morais e éticos, contribuindo para formar cidadãos. Vianna; Lovisolo (2011: 286) relatam que “o esporte aparece como a atividade alternativa dominante à rua”, e, portanto, contribui para a formação do sujeito.
A UNESCO (2013) ressalta que, o esporte é um dos grandes aliados da educação de crianças e adolescentes. Por meio dele, valores éticos e morais, como a socialização, a cooperação, a solidariedade, a disciplina, o espírito de equipe e tantos outros, fundamentais para a formação integral de uma pessoa, podem ser trabalhados e desenvolvidos.
Assim as participações em projetos esportivos motivam as crianças, adolescentes e jovens a participarem com maior entusiasmo de atividades físicas, colaborando com a melhoria da qualidade de vida, além de criar um hábito saudável que é sua inserção em atividades físicas.
Portanto, este projeto justifica-se por proporcionar a sociedade pompeana sua inserção no meio desportivo, além de promover entretenimento, formação social, lazer e segurança através do esporte.O Munícipio de Pompéu/MG está localizado na região Central do Estado, e como grande parte dos municípios do Brasil vive atualmente um alto índice de criminalidade e de crianças, adolescentes e jovens envolvidos com atividades ilícitas. Uma das formas de minimizar a violência é através de projetos educacionais, esportivos e culturais.
Assim, o PROJETO HANDEBOL PARA TODOS BUSCANDO ATLETAS, FORMANDO CIDADÃOS têm como objetivo não apenas o processo de ensino e aprendizagem dos gestos técnicos e do comportamento tático do esporte, vai além, buscando o esporte como uma ferramenta de formação de valores e inclusão social.
Espera-se com este projeto atender crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social, contribuindo para sua inserção social, promovendo uma melhoria no comportamento e também, assegurar valores que favoreçam o não envolvimento destes com drogas e com a criminalidade.
A Organização das Nações Unidas como outras inúmeras entidades de nível mundial reconhecem que, através de projetos esportivos sociais é possível minimizar significamente o número de jovens envolvidos com atividades ilícitas, e ao tratar de um município com cerca de um pouco mais de 30000 habitantes, tal resultado contribuirá sobremaneira para reduzir o impacto da criminalidade sobre as famílias.
Portanto, o presente projeto justifica-se pela sua importância no campo educacional, social e esportivo, sendo uma ferramenta não apenas de participação e inclusão social, mas promovendo novas oportunidades para as crianças, adolescentes e jovens pompeanos.

Download e material complementar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *