Formação e capacitação Projeto SOMAR

Descrição

O Projeto SOMAR(Som+Arte) é um conjunto de oficinas para capacitação e fortalecimento cultural de crianças, jovens e adolescentes de escolas publicas do entorno do bairro de Laranjeiras.

Quem Incentiva Pessoa Jurídica Pessoa Física

Região BR

Tipo de imposto abatido IR

Valor autorizado para captação:

R$ 144.424,49

Resumo

O Projeto SOMAR(Som+Arte) é um conjunto de oficinas para capacitação e fortalecimento cultural de crianças, jovens e adolescentes de escolas publicas do entorno do bairro de Laranjeiras.

Objetivo

Criar através das praticas culturais, a autoconfiança, a credibilidade em si, acreditar no seu potencial e ser capaz de relacionar-se com as artes e a descoberta cultural, vivenciada em cada modalidade.

1) Estimular a iniciação a pratica cultural
2) Sensibilizar através da abordagem lúdica a vivencia musical (reconhecer os vários ambientes sonoros).
3) Possibilitar o acesso às diversas manifestações culturais

Nº do Diário Oficial

141998

Onde vai acontecer

RJ: Todas as cidades

Data de realização

Não definida

Público

Crianças adolescentes, de 07 a 14 anos. – Crianças e adolescentes matriculadas no Ensino fundamental. – Crianças e adolescentes encaminhados pelas Escolas Públicas.

Descrição

1 Objetivos gerais: Criar através das práticas culturais, a autoconfiança, a credibilidade em si, acreditar no seu potencial e ser capaz de relacionar-se com as artes e a descoberta cultural, vivenciada em cada modalidade

2 Objetivos Específicos – Contribuir para o desenvolvimento do Projeto Somar nas escolas, como prática complementar ao ensino exercido regularmente. – Sensibilizar através da abordagem lúdica o reconhecimento dos valores culturais: · Vivência musical ( reconhecer os vários ambientes sonoros, sons emitidos pelo corpo e a musicalização dos participantes) · Vivência teatral ( alfabetização teatral, prática de encenação , interpretação de pequenos textos brasileiros, respeitando as idades dos participantes- montadas e encenadas ) · Vivência de movimentos de dança ( percussão corporal, danças, movimentos específicos que favorecem a consciência corporal) · Vivência de contos e histórias ( leitura de histórias de acordo com a idade dos participantes, o saber escutar o outro , atenção aos movimentos, estimulo a leitura) – Formar através destas vivências, não só os participantes, mas seus professores das escolas que frequentam um novo público, como ouvintes e interessados pelas várias práticas culturais. – Descobrir o lúdico nos processos de desenvolvimento e aprendizagem escolar; .

 3 Justificativa: A SBS-OPJ promoveu em dezembro de 2012 e janeiro de 2013 Colônia de Férias, onde foram acolhidas 50 crianças entre 08 e 15 anos, por um período de 03 horas diárias, com aulas de teatro, capoeira e música, além de participarem semanalmente de um roteiro cultural, conhecendo os principais pontos de cultura do Rio de Janeiro. Foram realizadas visitas nas escolas da região de Laranjeiras- José de Alencar, Albert Schweitzer, Anne Frank, Amaro Cavalcanti e Senador Correa, com as quais temos parcerias, constatou-se com as diretoras e coordenadoras pedagógicas: a precariedade e a dificuldade no ensino; a falta de presença , no dia a dia , dos responsáveis com as crianças ou adolescentes havendo uma profunda “restrição do afeto”; a localização, a casa e, portanto o meio precário em que a maioria vive e a ausência de um espaço em que crianças e adolescentes possam despertar suas habilidades criativas . A partir destas constatações vimos à urgência da criação não de “um espaço de concreto”, mas de “um espaço de afeto”, onde a experiência, o contato, a criação de vínculos, a criatividade, a vivência cultural fossem um marco em suas vidas.

 4 – Carga Horária Completa Carga Horaria: 2ª a 6ª (Horária manhã e tarde) Núcleo manha: 9:00hs às 11h30min. Núcleo Tarde: 14h30min às 17h00min

 5 – Cliente/Público alvo: – Crianças adolescentes, de 07 a 14 anos. – Crianças e adolescentes matriculadas no Ensino fundamental. – Crianças e adolescentes encaminhados pelas Escolas Públicas.

Vivência Musical – instrumentos confeccionados com material de sucata, instrumentos musicais, papel jornal e lápis de cor diversos , tesouras e cola

 Vivência teatral – roupas e adornos de época e fantasias ; livros textos respeitando as idades dos participantes; máscaras de papelão e papel marche

Vivencia contos e histórias: elaboração de fantoches (com material de sucata) adereços ( de acordo com as histórias)- panos e tecidos coloridos , livros diversos ,

 Vivencia de movimentos de dança: tecidos coloridos, retalhos – para confecção de faixas e turbantes; papel; cartolina para confecção de cartazes.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *