Resumo
Promover a cultura, levando a qualquer cidadão informações e acesso visual, através de tour virtuais 360° em um website, à 120 patrimônios culturais materiais do Rio de Janeiro, tombados pelo Institu
Objetivo
Objetivo geral
– Promover a cultura, levando a qualquer cidadão informações e acesso visual, através de tour virtuais 360° em um website, à 120 patrimônios culturais materiais do Rio de Janeiro, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC, ou pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade – IRPH.
Objetivos específicos
– Fazer tour virtuais 360 e fotografias de 120 patrimônios culturais materiais do Rio de Janeiro, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC, ou pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade – IRPH.
– Contar um pouco da história de 120 patrimônios culturais materiais do Rio de Janeiro.
– Fazer um website para a disponibilizar os tour virtuais, fotos e a história de 120 patrimônios culturais materiais do Rio de Janeiro.
– Divulgar o website para que ele seja uma fonte e consulta histórica à qualquer cidadão do mundo.
Nº do Diário Oficial
PRONAC 160423
Onde vai acontecer
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Data de realização
Não definida
Público
Pessoas interessadas no Rio de Janeiro, sua cultura e sua história, sejam elas turistas, estrangeiros, brasileiros ou, até mesmo, cariocas.
Descrição
“Qualquer povo tem o direito e o dever de defender e preservar o patrimônio cultural, já que as sociedades se reconhecem a si mesmas através dos valores em que encontram fontes de inspiração criadora”. Declaração do México Conferência Mundial sobre Políticas Culturais ICOMOS Conselho Internacional de Monumentos e Sítios México –1985
Foi pensando nisso, que o fotógrafo Marcos Dantas resolveu colocar toda a sua expertise em reprodução digital de ambientes, através de tour virtuais 360, e planeja implementar o primeiro projeto de preservação de patrimônios culturais materiais do Rio de Janeiro através de digitalização virtual desses espaços: o ProjetoRio 360Online. Existem hoje cerca de 1.200 bens tombados na cidade do Rio de Janeiro, entre eles edificações que ajudam a contar a história de nossa cidade e de seus moradores. O patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro congrega jardins, praças e parques, museus, edificações, fortalezas, conjuntos urbanos e paisagens. Entre eles,destacam-se o Jardim Botânico,Paço Imperial,o Outeiro da Glória,a Igreja e o Mosteiro de São Bento, o Maracanã, a Real Biblioteca no Brasil, Theatro Municipal, o Parque do Flamengo, o Corcovado, os conjuntos do Arco do Teles, do Morro da Conceição, da Quinta da Boa Vista, da Praça XV, do Parque Guinle, entre outros. A importância da cidade na história da formação do Brasil contribuiu para que o estado do Rio de Janeiro congregasse uma excepcional quantidade de bens culturais tombados. Permitir que qualquer cidadão do mundo tenha acesso a esses patrimônios culturais é de extrema importância para a disseminação da cultura da cidade ao mundo e as gerações atuais e futuras.
Deixe uma resposta