Cultura popular SEMANA SANTA EM CANÁPOLIS 2018

Prazo para captação:

De 01/01/18 até 31/12/18

Descrição

O Projeto Semana Santa em Canápolis 2018 15ª Edição, o maior evento Folclórico, Religioso, Cultural e tradicional da região Oeste da Bahia, onde acontece várias atividades profanas e Reliosas de Cana

Quem Incentiva

Valor autorizado para captação:

R$ 427.087,50

Resumo

O Projeto Semana Santa em Canápolis 2018 15ª Edição, o maior evento Folclórico, Religioso, Cultural e tradicional da região Oeste da Bahia, onde acontece várias atividades profanas e Reliosas de Cana

Objetivo

TEMA – SEMANA SANTA EM CANÁPOLIS – APRESENTAÇÃO DA PEÇA A PAIXÃO DE CRISTO
O Projeto desenvolverá as seguintes atividades:
1. Feira de artesanato e comidas típicas;
2. Exibir filmes Bíblicos: sexta-feira, sábado e domingo – 20 Filmes;
3. Apresentar grupos de Lamentação das Almas;
4. Apresentar Via Sacra;
5. Apresentar grupo de Caretagem e Queima de Judas;
6. Apresentar shows musicais;
7. Apresentar Shows musicais locais e regionais
8. Apresentar Grupos de Dança e Teatro encenando a Paixão de Cristo
9. Realização de oficinas de Máscaras de Caretagem
Geral:
> Resgatar a tradição das festas e Manifestações populares;
> Promover a interação dos artistas com a população local, viabilizando o intercâmbio cultural;
> Proporcionar espectadores desfrutar do prazer em rever filmes clássicos;
> Ensinar as novas gerações a confecção de máscaras de caretagem, através das oficinas. Uma peculiaridade do território da Bacia do Corrente;
> Gerar trabalhos temporários aquecendo a economia local e criando divisas para o município:
> Ensinar as novas gerações a confeccionar máscaras de caretagem, através das oficinas. Uma peculiaridade do território da Bacia do Corrente;
> Fortalecer e desenvolver a arte e cultura de Canápolis, sobretudo do território da Bacia do Corrente.;
> Fortalecer as oportunidades de criação, produção e difusão da cultura territorial com o objetivo de aumentar o turismo cultural e religioso do município

Nº do Diário Oficial

239 DE 14/12/2017

Onde vai acontecer

Santa Maria da Vitória, BA, Brasil

Data de realização

Não definida

Público

Moradores locais e regionais, turistas religiosos e filhos da terra que vivem, moram e estudam nos grandes centros urbanos e que, quando chega a quaresma trazem consigo seus amigos para viverem intensamente momentos mágico da cultura e tradições de Canápolis-Ba

Descrição

O município de Canápolis está localizado no oeste da Bahia com 10.577 hab. com 464 km² , seu (IDH) é de 0.625 abaixo e o IES é de 60,77 a cima da média do nordeste segundo (IBGE), faz parte do Território de Identidade Bacia do Rio Corrente, enfim, está localizado numa região de vulnerabilidade sociocultural. O propósito de continuidade deste projeto, que segue em sua “VIII edição”, é sem dúvida alguma um retorno ao passado tradicional de Canápolis, que desde a sua fundação por retirantes, que fugindo da seca aportaram nestas terras e trouxeram consigo as tradições e manifestações populares. É o maior evento folclórico cultural e religioso do Território da Bacia do Corrente, realizado durante e Quaresma, a cidade viverá dias de muita Penitência, Liturgia e Profania, tudo em seu determinado tempo.

LAMENTAÇÃO DAS ALMAS: Apresentada geralmente por 12 ou 20 pessoas, tal manifestação folclórica começa na Semana das Trevas, segunda semana da Quaresma, em seguida vem a Semana das Dores, depois a Semana Santa, elas saem por volta da meia-noite, não tendo ponto de partida definido, fazendo valer os pedidos de pessoas que perderam os seus entes queridos. Espera-se que nessa hora as famílias contempladas com esse ato, levantem-se e orem atendendo aos pedidos das encomendadeiras. Todos saem com roupas brancas e com os rostos cobertos, o branco simboliza a pureza e os rostos cobertos são uma maneira de assegurar a identidade dos participantes. A lamentação das Almas termina no 03:00h do Sábado de Aleluia com a Ladainha Das Almas.

VIA SACRA: Lida geralmente por um homem, o Líder, acompanhado de várias mulheres, Tal líder tem à sua frente 03 pessoas, uma carregando uma cruz, com uma toalha branca sobre a mesma, e 02 crianças, uma de cada lado da cruz, segurando lamparinas para iluminar o caminho. A Via Sacra começa na Quarta-Feira de Cinzas, por volta das 20:00h tendo seu término na Sexta Feira Santa. Dividida em 16 Estações, narra a trajetória que Jesus Cristo percorreu até o seu Martírio no Calvário. Tal manifestação percorre as ruas da cidade sendo que a Primeira e a Última Estação são lidas na Igreja.

CARETAGEM e Queima de Judas: Esta também é uma manifestação muito popular nas cidades de interior, formada por cerca de 10 pessoas, todos se vestem com trajes bastante coloridos e com máscaras das mais diversas, utilizam alguns instrumentos como tambores de reis e flautas, alguns levam chicotes ou chibatas de couro que estalam no ar, levam também um boneco de palha que representa o Judas e será queimado em praça pública por volta da 10h00minh da manhã do Sábado de Aleluia.

OFICINAS DE MÁSCARA DE CARETAGEM: O objetivo da criação deste item nesse projeto, é que está dando pra perceber que os oficineiros tradicionais estão ficando idosos, então resolvemos criar oficinas pra incentivar as novas gerações para dar continuidade do maior acontecimento religioso, tradicional, folclórico e cultural do Território da Bacia do Corrente o evento “SEMANA SANTA EM CANÁPOLIS”.

ENCENAÇÃO TEATRAL – A PAIXÃO DE CRISTO; apresentação teatral em praça pública com cenários em locais diferente, proporcionando mais uma vez aos moradores e turistas a assistirem um espetáculo de grande magnitude .

APRESENTAÇÃO DE GRUPOS DE CAPOEIRA: Espetáculo com grupos de capoeira de Santa Maria da Vitória(maculelê, roda de capoeira e puxada de rede), uma expressão cultural que faz parte do patrimônio cultural Imaterial Mundial

APRESENTAÇÃO DE BANDA DE PÍFANO: Caminhada folclórica acompanhando os grupos de caretagem e Judas pelas ruas da cidade.

APRESENTAÇÃO DE SHOWS MUSICAIS: Shows com Bandas e duplas musicais locais e regionais mostrando o potencial artísticos existentes no território da Bacia do Corrente.

Download e material complementar

CONTRAPARTIDAS AO INCENTIVADOR
Imagem: Menção ou aplicação da marca do incentivador em todas as peças publicitárias do
evento: > PEÇAS GRÁFICAS IMPRESSAS: * 2000 un de Cartazes em policromia; *
1500 un de Panfletos em policromia; * 02 (dois) outdoor instalados em duas cidades da
região Canápolis e Santa Maria da Vitória; * 600 un de Convites em
policromia(enviados para autoridades e empresários das 11(onze)cidades que compoe o
Território da Bacia do Rio Corrente; * 100 un de Crachás para todos os profissionais
envolvidos no projeto (Forma de comprovação: envio de 1 (um) exemplar de cada peça
e cópia da respectiva nota fiscal fatura ou recibo que ateste a quantidade produzida. >
Negociais: * 01 Vídeo Documentário com 40 minutos de duração (Inserção da marca
do incentivador no início EX: patrocinador APRESENTA…”SEMANA SANTA EM CANÁPOLIS
2014″ e no final video como patrocinador: * 200 chamadas em Rádio (inserção de
05″(cinco) segundos, mencionado o Patrocínio) * Inserção da marca
BNDES nos 02 telões durante transmissão ao vivo dos shows em circuito fechado com
04 câmeras: * Veiculação de vts nos referidos telões de campanha dos PRODUTOS
BNDES de seus produtos ou linhas de créditos veiculadas nos intervalos ou chamados
pelo locutor/artistas durante o evento/projeto.(vts fornecidos pela BNDES ); * Inserção
da Marca e veiculação de vts do incentivador no telão onde serão exibidos os filmes bíblicos
num total de 40 apresentações na sede e interior do município. * Publçicidade Volante -Inserção da marca mencionado o patrocínio do incentivador veiculada em Carro de som num
total de 40 horas em varias cidades da região; > PEÇAS ELETRÔNICA DE
DIVULGAÇÃO * Convites eletrônicos, newsletters, e-mail marketing, hot site, site,
blog, aplicativos e Facebook com toda programação do evento Forma de comprovação:
envio de página impressa da peça (print screen), bem como de relatório informando as
datas de envio e a quantidade de destinatários atingidos das peças enviadas por e-mail.
>PEÇAS PUBLICITÁRIAS DE MÍDIA IMPRESSA * Anúncios veiculados em duas
páginas no maior jornal de circulação do Território da Bacia do Corrente “JORNAL O
COMERCIO HOJE” (aplicação da marca do incentivador num espaço de maior visibilidade: *
Enquete com turistas e moradores indagando a importância e o comprometimento da
BNDES com as políticas culturais de Canápolis e Região; Forma de comprovação:
envio de 1 exemplar da edição na qual será veiculados os anúncios e cópias das páginas
dos anúncios nas quais seja possível verificar o nome do veículo e a data da edição, bem
como a inserção da logomarca do incentivador;Será instalada uma Tenda onde serão oferecidos os produtos do patrocinador , dando mais visibilidade do incentivador;
CONTRAPARTIDAS SOCIAIS:
Uma das iniciativas tomadas nesse projeto foi de solicitar a Prefeitura Municipal
instalação de rampa de acesso , garantindo assim a comodidade e o conforto do público
e lugares privilegiados aos portadores de necessidades especiais.
Todos os Shows Musicais, apresentações artísticas e Manifestações populares serão
gratuitos e realizados em ruas e praças publica.

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